PRÉ REGULAMENTO (SUJEITO A ALTERAÇÕES ATÉ O CONGRESSO TÉCNICO)
I CAMPEONATO INTERBAIRROS DE FUTEBOL DE CAMPO ADULTO
REGULAMENTO GERAL
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
ART. 1º - O I Campeonato Interbairros de Futebol de Campo - Adulto, organizado pela Prefeitura Municipal de Jaguariaíva, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, regulamentar-se-ão, genericamente, pela legislação vigente aplicável e, especificamente, pelas disposições contidas neste Regulamento e atos administrativos expedidos pela autoridade pública, no exercício de suas atribuições.
Parágrafo Primeiro - A normatização complementar e subsequente, bem como os atos de comunicação aos participantes do I Campeonato Interbairros de Futebol de Campo - Adulto, formalizar-se-ão através de documentos oficiais expedidos pela autoridade administrativa, comissões ou órgãos competentes.
ART. 2º - As pessoas físicas e jurídicas que participarem do I Campeonato Interbairros de Futebol de Campo - Adulto são consideradas conhecedoras da legislação esportiva aplicável e das disposições contidas neste Regulamento e igualmente, dos atos administrativos complementares.
ART. 3º - Para efeito deste Regulamento serão consideradas equivalentes às denominações, Prefeitura Municipal de Jaguariaíva, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e Departamento de Esportes e Recreação.
DO OBJETIVO GERAL
ART 4º - Oportunizar intercâmbio entre os diversos praticantes de futebol de campo de Jaguariaíva e movimentar torcedores dos bairros, levando-os ao estádio, proporcionando momentos de lazer e interação proporcionada pelo futebol.
CAPÍTULO I
DA ADMINSTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA
ART. 5º - O I Campeonato Interbairros de Futebol de Campo - Adulto será administrado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, através do Departamento de Esportes e Recreação que discutem os rumos a serem tomados nesta competição, objetivando o melhor desenvolvimento do desporto amador no Município de Jaguariaíva.
SEÇÃO I - DA COMISSÃO EXECUTIVA MUNICIPAL
ART. 6º - O município constituirá a Comissão Executiva Municipal (CEM), nomeada pelo Prefeito Municipal sendo:
· Presidente: Otélio Renato Baroni;
· Direção Geral: Alcione Lemos;
· Coordenação Geral: Maria Márcia Czekalski Hornung;
SEÇÃO II - DOS ORGÃOS JUDICANTES
ART. 7° - A justiça e a disciplina desportiva serão exercidas durante o I Campeonato Interbairros de Futebol de Campo - Adulto, pela Comissão Disciplinar (CD) de caráter disciplinar, obedecendo às disposições contidas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) designada pelo Departamento de Esportes e Recreação e será exercida pelos órgãos abaixo relacionados.
· 01 (um) presidente (relator);
· 01 (um) Secretário;
· 03 (Três) Membros;
· Suplentes;
CAPÍTULO II
DO CONGRESSO
ART. 8º - Durante a realização do I Campeonato Interbairros de Futebol de Campo - Adulto, as equipes participantes reunir-se-ão em Congresso, sob a direção da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, a fim de deliberar acerca das questões definidas neste Regulamento.
Parágrafo Primeiro - Estará credenciado para representar a equipe participante o responsável inscrito (a) na competição, para que, obrigatoriamente, compareça nas varias sessões do Congresso.
Parágrafo Segundo - O não comparecimento de um representante credenciado acarretará no cancelamento automático da equipe no campeonato.
ART. 9º - O Congresso do I Campeonato Interbairros de Futebol de Campo - Adulto compreenderá as seguintes sessões:
I) Sessão Preliminar
II) Sessão Extraordinária
II) Sessão Extraordinária
SEÇÃO I - DA SESSÃO PRELIMINAR
ART. 10º - A Sessão Preliminar e a parte do Congresso que precede a realização do I Campeonato Interbairros de Futebol de Campo - Adulto será realizada no dia 01 de agosto do corrente ano, as 19h00min no Ginásio de Esportes Tubunão.
I) Parte Técnica: dirigida pela Comissão Técnica:
1. Sorteio e composição dos grupos das modalidades esportivas;
2. Dirimir dúvidas, acertar detalhes e procedimentos técnicos e administrativos a serem adotados durante a competição, a fim de adequar os jogos as suas reais finalidades e as peculiaridades da comunidade municipal.
SEÇÃO II - DA SESSÂO EXTRAORDINÁRIA
ART. 11º - A Sessão Extraordinária é destinada a discutir e apreciar toda e qualquer questão ou assunto pertinente ao I Campeonato Interbairros de Futebol de Campo - Adulto que não seja objeto especifico de deliberação da Sessão Preliminar e será convocada pela Comissão Técnica.
Parágrafo Primeiro - A solicitação de convocação por parte das equipes nos termos do “caput” deste artigo formalizar-se-á por instrumento escrito, no qual constarão os motivos determinantes e a pauta especifica a ser tratada.
Parágrafo Segundo - A convocação será formalizada pela Direção Geral, na qual constará data, local, horário e pauta especifica a ser tratada.
Parágrafo Terceiro - É vedada à discussão ou deliberação de assuntos que não tenham sido objeto da pauta constante da convocação.
CAPÍTULO III
DAS INSCRIÇÕES
ART. 12º - Quando da inscrição da equipe no Campeonato o responsável pela mesma deverá providenciar junto ao Departamento de Esportes, todas as documentações exigidas para sua regulamentação até o dia 29 de julho do corrente ano.
ART. 13º - Entrega do cheque caução no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), que será devolvido após o termino da competição, caso a equipe não tenha sofrido derrota por W.O.
ART. 14º - Documentação obrigatória para a inscrição do atleta:
A – Constar na ficha de relação nominal da equipe;
B – Fotocópia do RG ou;
C – Carteira de motorista (CNH) com foto, ou;
D – Carteira de Trabalho.
E – Comprovação de residência: conta de água, luz, telefone, declaração da Prefeitura, extrato de crédito no nome do atleta.
ART. 15º - Se no decorrer do Campeonato ocorrer denúncia sobre a comprovação de residência e for comprovada a irregularidade o atleta será julgado pela Comissão de Disciplinar.
ART. 16º - Não serão aceitas inscrições de atletas menores de 16 anos. Os atletas com idade de 16 e 17 anos será permitida a participação mediante autorização dos pais.
ART. 17º - O atleta, que assinar a ficha de inscrição por mais de uma equipe, deverá optar por qual equipe irá participar até 3 dias antes do inicio do Campeonato.
ART. 18º - Não será permitida a participação de atletas profissionais no Campeonato Interbairros 2011.
ART. 19º - Não será permitida a participação de atleta que não resida no município de Jaguariaíva.
ART. 20º - Se no decorrer do Campeonato o atleta altere seu local de residência, o mesmo poderá continuar sua participação pela equipe que está inscrito mediante apresentação de declaração de alteração de endereço.
ART. 21º - Cada equipe poderá inscrever 15 atletas no mínimo e 22 atletas no máximo. A ficha de inscrição poderá ser completada até o último jogo da equipe na primeira fase, após isto não poderá haver nenhuma inscrição ou substituição de atletas em hipótese alguma.
ART. 21º - Cada equipe poderá inscrever 15 atletas no mínimo e 22 atletas no máximo. A ficha de inscrição poderá ser completada até o último jogo da equipe na primeira fase, após isto não poderá haver nenhuma inscrição ou substituição de atletas em hipótese alguma.
Parágrafo Único: Os dirigentes da equipe deverão informar a Comissão Organizadora, com no mínimo 03 (três) dias de antecedência, o nome do atleta a ser incluso, pois na hora do jogo não será permitido inscrever o atleta.
Parágrafo Segundo: O atleta que atuar por uma equipe não poderá atuar por outra até o final do campeonato.
Parágrafo Segundo: O atleta que atuar por uma equipe não poderá atuar por outra até o final do campeonato.
CAPÍTULO IV
DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO
ART. 22º - São condições necessárias para que um atleta participe da competição:
· Não estar cumprindo pena imposta pelo Departamento de Esportes;
· Satisfazer todas as exigências contidas neste regulamento;
· Constar na ficha de inscrição;
· Ser inscrito em prazo hábil, ou seja, até 03 (três) dias antes do último jogo da equipe na 1º fase;
· Gozar de perfeito estado de saúde;
· Comprovar a residência no bairro pelo qual irá participar.
ART. 23º - É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto para participação nos jogos da equipe pelo atleta inscrito.
Parágrafo Primeiro: O atleta que não for utilizado pelo bairro onde mora, poderá participar por outro bairro, porem deverá ser de bairros circunvizinhos. Cada equipe poderá utilizar 02 (dois) atletas de outros bairros que não sejam circunvizinhos.
Parágrafo Segundo: Os jogos serão realizados nos finais de semana (domingo), no campo do Estádio Ramón Delgado Filho – Complexo Esportivo Matarazzo.
Parágrafo Terceiro: Será observada uma tolerância de 15 (quinze) minutos, apenas para o início do primeiro jogo da rodada.
ART. 24º - O jogo será dividido em 02 (dois) tempos de 45 (quarenta e cinco) minutos.
ART. 25º - Nenhuma equipe pode iniciar o jogo com menos de 07 (sete) atletas.
ART. 26º - Sempre que uma equipe, atuando com 07 (sete) jogadores, tendo um ou mais atletas contundidos, poderá o árbitro conceder um prazo de até 10 (dez) minutos para o seu tratamento ou recuperação.
Parágrafo Único: Esgotado o tempo previsto neste artigo, sem que o atleta seja reincorporado a sua equipe o árbitro dará como encerrada a partida.
ART. 27º - Cada equipe poderá fazer até 05 (cinco) substituições.
ART. 28º - Os atletas deverão estar uniformizados para o jogo, com chuteiras, caneleiras, camisetas, calções e meiões com predominância de cor, caso contrário à equipe será penalizada com a perda dos pontos do jogo realizado.
ART. 29º - A equipe que provocar o W.O. estará automaticamente eliminada da competição, terá todos os resultados obtidos na competição considerada zerados, e ficará 2 (dois) anos sem participar do Campeonato Interbairros realizados pela Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, através do Departamento de Esportes e Recreação e o cheque caução será descontado.
Parágrafo Único - Em caso de W.O., para efeito de placar, será conferido o placar de 01 X 00 para a equipe vencedora:
ART. 30º - O sistema de pontuação para classificação para a fase de grupo será:
· 03 pontos por vitória;
· 01 ponto por empate.
ART. 31º - Critérios de desempate:
1. Confronto direto (utilizado somente no caso de empate entre 02 equipes);
2. Saldo de gols nos jogos entre as equipes empatadas;
3. Ataque mais positivo nos jogos entre as equipes empatadas;
4. Defesa menos vazada nos jogos entre as equipes empatadas;
5. Saldo de gols em todos os jogos do grupo na fase;
6. Ataque mais positivo em todos os jogos do grupo na fase;
7. Defesa menos vazada em todos os jogos do grupo na fase;
8. Menor número de cartões vermelhos;
9. Menor número de cartões amarelos;
10. Sorteio.
CAPÍTULO V
DA SUSPENSÃO DA PARTIDA
ART. 32º - O árbitro é a única autoridade competente para decidir no campo o adiamento, interrupção, suspensão do jogo, em casos de:
· Falta de garantia na realização do jogo;
· Em virtude do mau tempo;
· Conflitos diretos ou distúrbios graves, dentro ou fora do campo, que impossibilite a realização do jogo.
ART. 33º - Nos casos previstos nas regras oficiais do Futebol de Campo o jogo só será suspenso se após 30 (trinta) minutos de interrupção não cessar os motivos que impediram a continuação do mesmo.
ART. 34º - Os jogos suspensos antes do tempo regulamentar, por qualquer um dos motivos anunciados nas regras oficiais do Futebol de Campo, voltarão a ser realizado integralmente se nenhuma das equipes for à causadora da suspensão no momento do fato, cabendo a Direção Técnica designar o dia, local e hora para o novo jogo.
Parágrafo 1º - Nos casos previstos neste regulamento, para a transferência ou suspensão da partida, deverá o árbitro no seu relatório narrar às ocorrências acontecidas com todas as circunstâncias, indicando os responsáveis, quando for o caso.
Parágrafo 2º - Caso seja necessário complementação da partida, somente poderá participar os atletas que no momento da suspensão, estavam participando efetivamente da partida.
Parágrafo 3º - Na hipótese da realização de nova partida poderão participar todos os atletas inscritos na competição.
CAPITULO VI
DAS PREMIAÇÕES
ART. 35º - Serão entregues troféus definitivos referentes ao I CAMPEONATO INTERBAIRROS DE FUTEBOL DE CAMPO ADULTO – 2011, para as equipes que vierem a ser classificada em 1º (primeiro), 2º (segundo) e 3º (terceiro) lugares respectivamente.
ART. 36º - Ao atleta artilheiro e goleiro menos vazado serão oferecidos troféus alusivos ao feito. Caso ocorra empate entre um ou mais atletas será entregue troféu para ambos.
CAPITULO VII
DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE E DEPARTAMENTO DE ESPORTES E RECREAÇÃO
ART. 37º - As competições promovidas, organizadas e dirigidas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e o Departamento de Esportes, obedecendo ao disposto deste Regulamento, normas especiais, Código Brasileiro Disciplinar de Futebol (CBDF) e normas orgânicas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
ART. 38º - Caberá exclusivamente a Direção Geral resolver os casos omissos e interpretar, sempre que necessário, o disposto neste Regulamento Geral.
ART. 39º - A Direção Geral poderá proibir a entrada de pessoas no gramado ou no estádio, que tenham causado ou possam causar danos ao futebol, por tratar-se de um evento organizado e administrado por entidade de direito privado.
ART. 40º - A equipe que abandonar o jogo antes de seu término e provocar qualquer atitude antidesportiva, perderá os pontos automaticamente, além de sua desclassificação, e ficará a disposição da Comissão Disciplinar para julgamento.
CAPÍTULO VIII
DAS DISCIPLINAS
ART. 41º - O árbitro tem autoridade de expulsar qualquer atleta ou dirigente que vier a proceder de forma antidesportiva até 24 (vinte e quatro) horas após o jogo.
ART. 42º - O atleta, dirigente, técnico, que vier a agredir moral ou fisicamente árbitro, auxiliares, mesário ou coordenadores do campeonato além da punição imposta pelo árbitro, será julgado pela Comissão Disciplinar:
· Quando a agressão for física, o agressor estará sumariamente eliminado do Campeonato, podendo esta punição ser maior dependendo das consequências;
· Quando a agressão for moral, o instrutor estará sujeito à pena a ser aplicada pela Comissão Disciplinar;
· O dirigente ou qualquer outro membro da equipe que vier proceder como esta acima descrita sofrerá as penas citadas.
ART. 43º - Todos os recursos impetrados deverão ser entregues até 24 (vinte quatro) horas após o término do jogo em questão. Encaminhadas ao Departamento de Esportes.
ART. 44º - Os Cartões Amarelos e Vermelhos apresentados em partidas que venham a ser interrompida serão considerados para todos os efeitos legais. Mesmo que venha ser marcada uma nova partida o atleta não poderá participar da mesma e cumprirá uma partida automática e cabendo a julgamento se necessário.
ART. 45º - O atleta que vier a ser expulso (cartão vermelho) de um jogo estará suspenso automaticamente do próximo jogo, independente das penas que vier a ser aplicada pela Comissão Disciplinar.
ART. 46º - O atleta que vier a ter 02 (dois) cartões amarelos será suspenso automaticamente do próximo jogo sendo acumulativos para todas as fases.
ART. 47º - Para cada cartão amarelo será cobrado 01 (um) kg de alimento não perecível e cada cartão vermelho será cobrado 02 (dois) kg de alimento não perecíveis. O arrecadado será repassado a uma instituição de caridade a ser definida.
Parágrafo Único: É de responsabilidade do responsável pela equipe recolher os alimentos e repassá-los á Comissão Organizadora.
ART. 48º - É de total responsabilidade da equipe o controle de cartões amarelos e vermelhos de seus jogadores.
ART. 49º - A equipe que utilizar atletas irregulares na partida e caso for vencedora, será declarada perdedora dos pontos conseguidos na partida e o atleta será julgado pela Comissão Disciplinar, caso seja constatado a irregularidade.
Na suspeita de irregularidade de atleta, o mesmo deverá apresentar à Organização, documentação necessária original.
Parágrafo Único: A equipe que entrar com recurso, terá de protocolar documentos que comprovem a irregularidade do atleta ou equipe em questão juntamente com a taxa do recurso até horário comercial do 1º dia útil após o término da partida nas dependências do Departamento de Esportes.
ART. 50º - A Comissão Disciplinar será formada por membros designados pela Direção Geral sem contestações pelos participantes e a ela compete:
A – Apreciar e julgar as infrações disciplinares, técnicas e administrativas dos atletas, técnicos, dirigentes pessoas físicas e jurídicas, direta ou indiretamente vinculadas às equipes ou a serviço de qualquer uma delas no transcorrer da competição infringir qualquer artigo deste regulamento e do CÓDIGO BRASILEIRO DE JUSTIÇA DESPORTIVA.
B – Apreciar e julgar os recursos impetrados por qualquer equipe participante da competição sendo permitida a presença do (s) réu (s) e não sendo permitida outra pessoa representando, ou qualquer outra pessoa.
C – Aplicar penas disciplinares às pessoas de responsabilidade definida ou atletas pertencentes às equipes inscritas e que tenha incorrido as seguintes infrações:
1 – Promover desordem durante a competição;
2 – Incentivar os atletas a prática de violência;
3 – Incentivar os atletas ao desrespeito às autoridades ou adversários;
4 – Agressão verbal em proferir palavras ou frases, gestos ofensivos a moral e aos bons costumes, a organização, árbitros, dirigentes, adversários;
5 – Atirar objetos dentro dos locais dos jogos;
6 – Invadir os locais dos jogos;
7 – Agressão mútua entre dirigentes ou atletas;
8 – Agredir árbitros, autoridades ou adversários;
9 – Depredar instalações e locais dos jogos;
10 – Apresentar protestos descabidos e/ou injuriosos, ou criticar destrutivamente a organização da competição;
D – No caso de irregularidade em alguma partida, a equipe que se julgar prejudicada, poderá interpor recurso, devendo fazê-lo em tempo hábil de até 24 horas após o término do jogo mediante recurso protocolado no Departamento de Esportes.
E – A equipe que sofrer qualquer denúncia através de recursos terá o prazo de 24 horas a partir do momento que for notificado pelo Departamento de Esportes para apresentar sua defesa por escrito e fundamentada, produzindo-se também com as provas.
F – Nenhum recurso impedirá a continuidade do Campeonato, ficando a homologação pendente a julgamento.
CAPÍTULO IX
MEDIDAS DISCIPLINARES
ART. 51º - As Equipes participantes ou que tenham participado do campeonato, nos termos da Lei, desde já indicam e reconhecem a Comissão Julgadora como única e definitiva instância para resolver as questões que surjam entre eles, eles e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e Departamento de Esportes, renunciando expressamente, assim, a valer-se da Justiça Comum para esses fins.
ART. 52º - As Equipes participantes, recorrendo à Justiça Comum, serão desligadas automaticamente do Campeonato, por ato da Direção Geral.
ART. 53º - Como medida de ordem administrativa e técnica indispensável à segurança e à normalidade da competição, deve ser observado que, no local destinado ao banco de reservas, além do técnico, poderão permanecer todos os atletas inscritos.
ART. 54º - O técnico ou dirigente esportivo, deverá apresentar obrigatoriamente, antes de cada partida, sob pena de não participar da mesma, a documentação original, dos atletas antes do início do jogo.
ART. 55º - As infrações disciplinares serão processadas e julgadas na forma estabelecida no CDBF, aplicando-se ainda os dispositivos do presente regulamento.
ART. 56º - A inobservância ao disposto neste regulamento poderá independentemente das sanções da Comissão Disciplinar, ficará (ao) sujeito o (s) infrator (es) as punições de ordem administrativa.
ART. 57º - Qualquer equipe punida administrativa ou judicialmente que desrespeite a punição e proibição terá como implicação, a eliminação do Campeonato e perda de seus pontos.
ART. 58º - Será permitido o televisionamento direto, ou por vídeo tape, das partidas do Campeonato em qualquer de suas fases, sem que haja prévia solicitação por escrito dos interessados e a devida autorização pela SMECE.
ART. 59º - O não pagamento das taxas imediatamente nas condições estabelecidas sujeitará o infrator, além das penalidades previstas no Código Brasileiro Disciplinar de Futebol (CBDF), as penas administrativas e até afastamento do campeonato, suspensão por tempo indeterminado, até que se pague as taxas de inscrições e recursos.
ART. 60º - Serão julgadas as infrações relacionadas e relatadas pelo árbitro na súmula ou relatório do jogo, de acordo com o Código de Justiça Desportiva.
CAPÍTULO X
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
ART. 61º - Todas as equipes que participarem do I CAMPEONATO INTERBAIRROS DE FUTEBOL DE CAMPO ADULTO – 2011, serão submetidas a este regulamento bem como, às leis desportivas vigentes, e assim se submeterão sem reservas a todas as consequências que dela possa emanar.
ART. 62º - Todos e qualquer incidente e acidente que possa a vir a ocorrer dentro ou fora do campo com os atletas será de inteira responsabilidade do atleta e da direção das equipes envolvidas.
ART. 63º - Todos os casos omissos serão resolvidos pela SMECE e pelo DER, juntamente com a Comissão Disciplinar.
ART. 64º - É expressamente proibida à propaganda de pessoas físicas no uniforme, em hipótese alguma, só será autorizada a propaganda de pessoa jurídica. Caso a equipe insista, a mesma perderá automaticamente os pontos independentemente do resultado, além de estar sujeita a sanções impostas pela Comissão Disciplinar.
ART. 65º - A Prefeitura de Jaguariaíva estará dando total apoio à competição.
ART. 66º - Este regulamento geral entrará em vigor a partir da data de sua publicação, revogam-se as disposições em contrário.
Jaguariaíva, 29 de junho de 2011.
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte
Departamento de Esportes e Recreação
AUTORIZAÇÃO PARA ATLETAS MENORES DE 18 ANOS
DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA
DECLARAÇÃO DE MUDANÇA DE ENDEREÇO
Nenhum comentário:
Postar um comentário