Total de visitas do Blog

sexta-feira, 11 de maio de 2012

DIA DO DESAFIO - 30/05/12

Saiu nosso adversário no Dia do Desafio, é a cidade de SAN JUAN ALOTENANGO do estado de SACATEPÉQUEZ na GUATEMALA.

Caminhar, dançar, pedalar ou pular, não importa qual é o verbo, o que importa é você se mexer.
Participe do Dia do Desafio realizando atividades físicas e aproveite para acabar de vez com o sedentarismo.

O que é?
É um evento mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar, realizada por meio de ações das comunidades.  

A idéia é envolver o maior número de pessoas, de todas as idades, classes sociais e profissões na prática de qualquer atividade física desde as 0h até as 21h, sempre na última quarta-feira do mês de maio (30/05).

Objetivo
O objetivo é sensibilizar as pessoas para a importância da vida ativa e tem como motivação uma competição entre cidades, buscando incentivar as pessoas a praticarem atividades físicas visando transformar essa iniciativa em hábito para os outros dias do ano.

Os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
 
Como se realiza?
O Dia do Desafio é realizado pelas Prefeituras Municipais todos os anos, na última quarta-feira do mês de maio, sob orientação do SESC PR coordenador do evento no estado.

Legado
Novos valores, mudança de comportamento, ações permanentes, educação para a prática de atividades físicas, ações junto as comunidades.

Valores do Dia do Desafio
Princípios básicos que norteiam a realização do Dia do Desafio.
•   Acessibilidade
•   Envolvimento
•   Diversão
•   Diversidade
•   Segurança
•   Confiabilidade
•   Benefícios para a comunidade
•   Benefícios para a saúde
•   Ética e cidadania

A História
Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_VUIK3Fdn7A

Nenhum comentário:

Postar um comentário