Total de visitas do Blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

DIA DO DESAFIO 2011


O Dia do Desafio foi criado no Canadá, nos anos 80, e é difundido mundialmente pela TAFISA (The Association of International Sport for All - entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha), realizado no Continente Americano pelo SESC/SP (Serviço Social do Comércio, Administração Regional no Estado de São Paulo), com apoio da FEPADET (Federação Pan-Americana de Esportes para Todos) o Dia do Desafio é um movimento de incentivo à prática da atividade física para melhoria da qualidade de vida.

O QUE É O DIA DO DESAFIO?
É um evento que incentiva a prática regular de atividade física e esportiva para manutenção da saúde.
O objetivo é sensibilizar as pessoas para a importância da vida ativa e tem como motivação uma competição entre cidades.
É um evento anual, que acontece mundialmente na última quarta-feira do mês de maio.

QUEM PODE PARTICIPAR?
Todas as cidades estão convidadas a participar do desafio.
A ideia é envolver o maior número de pessoas, de todas as idades, classes sociais e profissões na prática de qualquer tipo de atividade física.

QUANDO ACONTECE?
O Dia do Desafio é realizado pelas Prefeituras todos os anos, na última quarta-feira do mês de maio, sob orientação do SESC, coordenador do evento no Continente Americano.
A filosofia do evento também orienta para que, depois deste dia, as atividades continuem ao longo do ano, por meio de ações permanentes.

QUAL SERÀ A CIDADE DESAFIANTE?
Depois de inscritos, os municípios são agrupados em 7 categorias, de acordo com o número oficial de habitantes.

CATEGORIAS

1 - até 9.999 habitantes
2 - de 10.000 a 19.999 habitantes
3 - de 20.000 a 49.999 habitantes
4 - de 50.000 a 99.999 habitantes
5 - de 100.000 a 249.999 habitantes
6 - de 250.000 a 999.999 habitantes
7 - acima de 1.000.000 habitantes

Um sorteio eletrônico determinará as parceiras entre duas ou três cidades da mesma categoria.
As regras para determinação das categorias das cidades são as seguintes:
No Brasil, serão considerados os dados do IBGE Censo - População de 2010 - disponíveis no site: www.ibge.gov.br/cidadesat.
Nos demais países, serão utilizados os dados de população fornecidos pelas Prefeituras ou outros organismos oficiais do governo.
Neste ano enfrentaremos a cidade de Moroleón, localizada no estado de Guanajuato no México, que possui 49.369 habitantes.

QUE TIPO DE ATIVIDADE É VÁLIDA?
Toda atividade física é válida para a realização do Dia do Desafio e os municípios devem adequar os programas aos seus recursos, características e preferências da população.

COMO REGISTRAR A PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS?
Esta é uma etapa importante na realização do Dia do Desafio. Após a prática da atividade física, deve-se registrar a participação do número de pessoas que praticaram a atividade, através do telefone:
0800 643 6690 - das 0 hr até as 21 hrs do dia 25/05.

QUEM VENCE O DESAFIO?
A classificação das cidades será estabelecida pelo percentual de participação em relação ao número de habitantes.
É importante observar que não serão aceitos resultados acima de 90% de participação, por serem considerados impossíveis. Na ocorrênica deste, será declarada vencedora a cidade oponente.

QUAL É O PRÊMIO?
O prêmio para a cidade vencedora é a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes e a adesão ao Dia do Desafio demonstra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos para uma vida saudável.
Todas as cidades participantes receberão o Troféu de Mérito Comunitário de Participação pela realização do Dia do Desafio 2011.

CRESCIMENTO DA ATIVIDADE NO CONTINENTE AMERICANO
20 países participaram em 2010 (Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Estados unidos, Guatemala, Honduras, Ilhas Falkland, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela), sendo 3.505 cidades, e 59.048.317 participantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário